Cada imobiliária precisa montar uma estratégia que funcione para o seu caso concreto, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento com o cliente tem que ser contínuo. Ao utilizar estratégias de marketing imobiliário para promover a sua marca, você estará constantemente introduzindo novas pessoas em sua rede e cultivando relacionamento com aquelas que já estão nela.
As redes sociais para imobiliárias devem ser uma fonte constante de atração de novos leads e são fundamentais em suas estratégias de marketing imobiliário por duas principais razões:
Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e outras redes sociais são grandes vitrines do comportamento humano e fontes inesgotáveis de informação e tendências nos hábitos de consumo dos usuários.
Diante disto, das grandes marcas aos negócios locais e até informais, todos começaram a investir nas redes sociais e estratégia de marketing como uma forma de relacionamento com um mercado potencial tão grande.
Esse é um processo inevitável para as imobiliárias, afinal, as redes sociais são cada vez mais uma realidade no dia a dia das pessoas.
Podemos dizer que elas são como feiras em escala mundial, com bilhões de pessoas transitando 24 horas por dia, consumindo e compartilhando conteúdo e, ao mesmo tempo, pesquisando todo tipo de produtos e serviços.
Mas será que todas as redes sociais são importantes para você? E como cada uma pode contribuir para o sucesso do seu negócio?
Aqui estão as principais observações extraídas deste post sobre o uso de redes sociais para imobiliárias:
Essas observações destacam o papel vital das redes sociais na prática imobiliária, proporcionando não apenas uma plataforma para a divulgação de seus produtos, mas também uma oportunidade de engajar e interagir com o seu público alvo.
Enquanto o seu site e o blog desempenham um papel fundamental na identidade institucional e na formação de uma audiência cativa, nas mídias sociais as empresas buscam captar leads qualificados e um público numeroso com conteúdos rápidos.
Nas redes, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos produtos e serviços da empresa, mesmo que ainda não sejam clientes.
Talvez sejam apenas simpatizantes, mas podem influenciar outras pessoas. Isso ajuda a formar uma audiência altamente segmentada.
Dessa forma, os conteúdos produzidos chegarão às pessoas com uma chance maior de serem vistos e compartilhados.
É frequente encontrar imobiliárias que investem tempo e dinheiro em redes sociais sem nenhuma preocupação com objetivos ou em medir resultados das suas ações de marketing e muitas nem percebem que estão falando sozinhas.
Uma forma de olhar para um perfil em uma rede social é compará-lo a uma estação de TV. É preciso ter uma audiência que justifique investimentos e, para conquistar essa audiência, é preciso ter uma programação interessante que atraia as pessoas certas.
Continuando com a comparação, há estações de alcance global, com canais segmentados para diversos tipos de público, e pequenas redes locais, dirigidas a audiências bastante específicas.
O marketing imobiliário e as redes sociais torna o seu negócio mais conhecido.
Para uma imobiliária, pode ser útil segmentar suas redes sociais, empregando o LinkedIn para recrutar consultores, o YouTube para mostrar vídeos de imóveis, e o Instagram para divulgar o seu dia a dia, por exemplo.
Para um consultor que trabalha sozinho, ter um grupo no WhatsApp funciona muito bem como um canal segmentado e dirigido a um grupo específico de clientes.
Nas redes, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos imóveis e serviços da empresa, mesmo que ainda não sejam clientes. Talvez sejam apenas simpatizantes, mas podem influenciar outras pessoas e isso ajuda a formar uma audiência altamente segmentada.
Dessa forma, os seus conteúdos chegarão aos interessados com uma chance maior de serem vistos e compartilhados.
As ações de marketing imobiliário, comunicação e propaganda podem não gerar clientes diretamente.
Ao divulgar conteúdo informativo sobre seu trabalho nas redes sociais, a intenção é iniciar um relacionamento com potenciais parceiros e clientes que, de maneira geral, passa pelas seguintes etapas:
Vamos falar das principais redes sociais...
É a maior rede social do mundo, a mais polêmica e a que exige mais cuidado e planejamento por parte das imobiliárias.
Aqui é relativamente fácil conseguir fãs e cliques, mas tal facilidade vem acompanhada de um preço: a perda de foco.
Nos níveis exigidos por consultores imobiliários, é muito difícil segmentar a audiência e falar com as pessoas certas.
O Facebook pode ser útil para falar com públicos mais amplos, já que permite alcançar um grande número de pessoas com relativa facilidade.
Divulgar o seu programa de recrutamento, por exemplo, é uma ação que poderá gerar mais resultados no Facebook.
O Facebook tem dois principais formatos para divulgar informação: perfis pessoais e fanpages, que são páginas pensadas para empresas, marcas e personalidades.
Mesmo que o seu objetivo seja criar uma página para uma pessoa (o principal sócio do seu negócio, por exemplo), é recomendado o uso de uma fanpage, que conta com mais recursos e não possui limite de fãs.
Preocupações que você precisa ter para garantir uma presença adequada no Facebook:
Mesmo que você decida que o Facebook não é a rede ideal para a sua imobiliária, é importante pesquisar e descobrir se existe algum perfil ou página que faça referência à sua marca, pois qualquer pessoa pode criar uma página no Facebook para te prejudicar.
O Twitter não divulga dados oficiais sobre a sua audiência, mas estima-se que ela tenha entre 25 e 30 milhões de usuários.
Apesar de menor, o Twitter costuma ser frequentado por pessoas influentes, como jornalistas, políticos e grandes influenciadores.
É uma ferramenta poderosa para falar de eventos em tempo real e privilegia o contato direto com a audiência.
Outra característica positiva do Twitter é a possibilidade de atuar também como um curador de conteúdo compartilhando notícias e opiniôes relevantes.
Para estabelecer uma estratégia de sucesso no Twitter, é necessário jogo de cintura, já que o ideal é estar atento a comentários e menções para dar respostas sempre rápidas.
Mais do que o Facebook, que permite a criação de uma página que pode atuar quase como um website para sua imobiliária, o Twitter é uma rede social de interação direta com a sua audiência.
Raramente alguém vai entrar na sua página de perfil para verificar as suas informações, por isso a maneira como você interage é mais importante para o sucesso da sua estratégia.
Conteúdo de boa qualidade continua sendo a base para qualquer estratégia de comunicação, mas, no Twitter, existem outras preocupações.
Principais pontos a serem considerados para usar o Twitter a seu favor.
Enquanto redes sociais como o Facebook registraram queda progressiva no seu alcance nos últimos anos e, consequentemente, redução expressiva na interação dos usuários com o conteúdo publicado, o Instagram permanece como líder absoluto no quesito de engajamento entre as principais plataformas.
A rede de imagens conta com um público mais jovem e, em 2018, chegou a 1 bilhão de usuários em todo o mundo (cerca de 44% da audiência do Facebook).
Dito isso, imobiliárias precisam avaliar com atenção as vantagens e desvantagens da rede antes de criar um perfil oficial no Instagram.
Enquanto em plataformas como Facebook e Twitter é possível divulgar conteúdos de diversos formatos com relativo sucesso, para obter êxito no Instagram, é preciso um pouco mais de planejamento para definir com antecedência que tipo de imagens e vídeos serão publicados.
O Instagram é uma rede de compartilhamento de imagens e vídeos e conta com altos índices de engajamento na comparação com o Facebook e Twitter e é uma boa opção para atingir uma audiência mais jovem.
Principais pontos com os quais você precisa se preocupar para garantir uma presença adequada.
O LinkedIn é uma rede voltada para profissionais que querem compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação, buscar recolocação e se relacionar com outras pessoas e empresas de áreas correlatas.
A audiência da rede é altamente qualificada e é possível identificar imediatamente os cargos e empresas de quem está interagindo com seus conteúdos.
Por essas razões, é altamente recomendado que imobiliárias mantenham um perfil atualizado e completo na rede.
O LinkedIn permite a criação de perfis para profissionais e páginas para empresas, que podem publicar conteúdos e vincular os seus sócios e colaboradores.
A rede composta pela página de sua imobiliária e equipe é uma ferramenta poderosa para distribuir conteúdos e engajar pessoas interessadas na sua área de atuação.
Ao contrário das outras redes sociais analisadas neste guia, que permitem a criação de perfis “pessoais”, o LinkedIn conta apenas com perfis profissionais.
É bastante comum que os perfis de sócios e principais executivos sejam administrados como parte da estratégia de marketing das imobiliárias.
Principais orientações para construir uma presença eficiente no LinkedIn:
Se a sua estratégia de marketing prevê a produção de vídeos originais com alguma regularidade, o YouTube é a primeira rede social para vídeos com a qual você precisa se preocupar.
Com quase 2 bilhões de usuários mensais em todo o mundo, é, de longe, a maior rede para conteúdo em vídeo.
Caso a produção de vídeos não seja uma prioridade para sua imobiliária, é importante avaliar se faz sentido criar um canal no YouTube, pois existem muitas outras plataformas para distribuir conteúdos esporádicos em vídeo ou fazer transmissões ao vivo de forma eficiente, incluindo o Facebook, Instagram e o seu próprio site, e manter um canal que não é atualizado pode gerar uma má impressão.
Caso a produção de vídeos não seja uma prioridade, é importante avaliar se faz sentido criar um canal no YouTube.
O YouTube é o melhor local para divulgar vídeos não apenas em razão da sua enorme audiência mas também porque propicia a mais rápida indexação no Google.
Para o seu conteúdo ser encontrado no buscador, o YouTube é uma opção significativamente mais eficiente que o seu próprio site.
Principais estratégias para criar um canal relevante no YouTube.
Quais são as melhores redes sociais para imobiliárias promoverem seus serviços?
As melhores redes sociais para imobiliárias promoverem seus serviços são aquelas que permitem que eles se conectem com potenciais clientes e compartilhem informações sobre imóveis. Algumas das melhores redes sociais para imobiliárias incluem LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Como o LinkedIn pode ajudar imobiliárias a promover seus serviços?
O LinkedIn é uma rede social profissional que permite que imobiliárias se conectem com outros profissionais da área imobiliária e potenciais clientes.
Como o Twitter pode ajudar a promover seus serviços?
O Twitter é uma rede social que permite que os usuários compartilhem atualizações curtas e rápidas. Você pode usar o Twitter para compartilhar informações sobre imóveis, postar atualizações sobre sua prática e se conectar com outros profissionais e potenciais clientes.
Como o Facebook pode ajudar a promover seus serviços?
O Facebook é uma rede social que permite que os usuários se conectem com amigos, familiares e empresas.
Como o Instagram pode ajudar a promover seus serviços?
O Instagram é uma rede social visual que permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos curtos.
Como o YouTube pode ajudar a promover seus serviços?
O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos sobre uma variedade de tópicos.
O desafio para imobiliárias nas redes sociais é enorme. Definir, encontrar e cativar o seu público com conteúdo relevante que gere engajamento não é uma tarefa fácil e dificilmente um negócio encontra uma vantagem competitiva real em todas as redes sociais.
Ao investir nas plataformas certas, a imobiliária reforça a mensagem sobre o público que ela quer alcançar, portanto, a definição do público alvo é fundamental para decidir em quais redes vamos investir.
Escolher a sua rede social vai fazer toda diferença no seu negócio, portanto nossa recomendação é escolher uma e trabalhar ela muito bem pois seus clientes usam a internet e as redes sociais todos os dias para fazer pesquisas e pesquisar imóveis.
Então, imobiliárias de todos os tamanhos devem ter uma presença em redes sociais compatível com seus objetivos, e, para isso, é necessário ter um bom planejamento e montar uma estratégia que funcione para o seu caso específico, mas o que vale para todos é que o trabalho de relacionamento tem que ser contínuo.
Fechar um novo negócio continua sendo fruto do trabalho da imobiliária, que conta com a sua rede de contatos, recomendações e tem como referência a excelência do seu trabalho.
O que o marketing imobiliário pode fazer é trazer mais pessoas para essa rede, de maneira mais rápida e eficiente.
Somos uma agência especializada em marketing digital imobiliário e criamos soluções otimizadas para atrair clientes online, agendar visitas e enviar lembretes de forma automatizada.
O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a venda e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.
Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário agende aqui uma conversa com um de nossos especialistas.
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