Uma agência imobiliária digital é a maior inovação do setor imobiliário dos últimos anos. As novas tecnologias não oferecem benefícios apenas para clientes, também está otimizando o trabalho dos consultores imobiliários, tendo em vista que permite a execução de angariações e vendas online. Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um consultor especializado à distância, bem como fazer visitas virtuais em detalhes de qualquer lugar do mundo.
Uma agência imobiliária digital, também conhecida como imobiliária online ou imobiliária virtual, é uma grande inovação do setor imobiliário. Se você pretende abrir ou já tem uma imobiliária em lisboa, então este artigo é para você.
Com a consolidação dos atendimentos remotos, o exercício da atividade imobiliária por meio da comunicação virtual através de videochamadas possibilitou a criação das agências imobiliárias digitais reduzindo o contato físico entre clientes e consultores, poupando ambos do deslocamento.
Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um consultor especializado à distância, bem como fazer visitas virtuais em detalhes de qualquer lugar do mundo.
Essa crescente introdução de novas tecnologias não oferece benefícios apenas para clientes. Ela também está otimizando o trabalho dos consultores imobiliários, tendo em vista que permite executar tarefas pela internet de forma prática, organizada e rápida.
Diante desse cenário, a implementação de uma agência imobiliária online ganha destaque e a tendência é que esse sistema cresça muito.
Criar ou fazer parte de uma imobiliária virtual é uma forma de otimizar a rotina dos agentes imobiliários e prestar um atendimento personalizado e dinâmico.
Temos um artigo sobre a imobiliária EXP Portugal, que é o maior modelo de imobiliária virtual do mundo e que chegou em Portugal no final de 2020.
O método mais testado e eficaz para que você tenha sucesso na sua imobiliária virtual contempla seis passos essenciais:
Sua marca começa sempre com o branding. Sem branding, produtos ou serviços dificilmente existem. Sem personalidade. Sem rosto. Uma marca invisível.
O branding é muito mais do que a criação de uma logomarca.
É a construção de uma identidade completa, combinando formas, cores, imagens e tom de voz para um efeito poderoso e eficaz e é fundamental que as imobiliárias online apliquem estratégia e criatividade em igual medida pois é preciso se diferenciar da concorrência.
Branding são estratégias de gestão de marca que envolvem ações de marketing com objetivo de torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Esse é um esforço que deve ser permanente e cujo efeito aparece no médio e longo prazo.
Muitos dos seus concorrentes já estão nesse movimento de entender que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com estratégias coerentes e relevantes.
Engana-se o consultor imobiliário virtual que acredita que essa estratégia é só para grandes empresas de mediação imobiliária, ou que elas construíram isso de repente.
Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros.
Um website não só ajuda os consultores imobiliárias a promoverem e venderem seus serviços, mas também permite que eles se diferenciem de seus concorrentes, especialmente para quem depende muito da internet para obter referências de imóveis.
Isso faz de um website o ativo digital mais importante para o compartilhamento de suas informações, construção de autoridade e destaque em mercados com muita competição.
Então, definitivamente você vai precisar de um website de performance com design profissional, atraente e que diferencia a sua marca.
Atualmente, as pessoas estão fazendo suas pesquisas online, então se você deseja que elas te escolham, então você precisa ser encontrado online, o que significa que você vai precisar de um website.
30% DOS CLIENTES DESCONSIDERAM EMPRESAS QUE NÃO TEM WEBSITE
Uma pesquisa das Páginas Amarelas americana constatou que, em média, os consumidores usam aproximadamente três fontes antes de tomar uma decisão de compra individual e 30% dessas pessoas tiram automaticamente um negócio da consideração se ele não tiver um website.
Sem um website, você corre o risco de perder clientes para os consultores que já estão online. Eles tem uma clara vantagem, especialmente se estiverem efetivamente fazendo marketing digital de forma eficaz.
Os consumidores esperam que as imobiliárias tenham presença online (incluindo um website) e consideram um consultor que não possui website como menos profissional.
AS PESSOAS ESTÃO PROCURANDO VOCÊ NA INTERNET
Há uma razão pela qual muitas imobiliárias virtuais investem em sites com otimização de performance…
97% das pessoas acessam a internet para encontrar uma empresa local e 93% das experiências online começam com um mecanismo de busca como o Google.
No competitivo ambiente de pesquisa online de hoje, o conteúdo é essencial e o Google constantemente reformula seus algoritmos para atender melhor às pesquisas dos usuários, privilegiando sites recompensadores que fornecem aos visitantes conteúdo útil e uma boa experiência do usuário.
75% DOS CONSUMIDORES ADMITEM FAZER JULGAMENTOS DA CREDIBILIDADE BASEADO NO WEBSITE
Não ter um site faz com que os consumidores confiem menos em você.
De fato, em 2018, 75% das pessoas admitiram fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site e elas são mais propensas a fazer negócios com empresas em que confiam, e um website é o primeiro lugar para verificar suas credenciais.
Um website te ajuda a ter flexibilidade, controle de sua marca e credibilidade.
Para ter autoridade e atrair novos clientes, um website de performance faz toda a diferença e é o ponto de partida de uma estratégia de venda de imóveis.
Entre as inúmeras possibilidades de resposta de acordo com o seu público alvo, neste momento, segue a mais importante:
Se no mínimo 10% do acesso mensal em seu site não estabeleceu contato com sua empresa, certamente você não está transmitindo autoridade no assunto que eles procuram.
Grandes imobiliárias tem a vantagem do branding ou o peso da marca, no entanto, é comum vermos sites de consultores imobiliários independentes bem feitos e com atualizações constantes, incluindo artigos sobre assuntos relevantes, menções na mídia, premiações, apoios em projetos sociais, cursos, palestras e participações dos consultores.
Se você é um consultor imobiliário ou possui uma imobiliária, o melhor caminho é se diferenciar gerando conteúdo de valor e mostrando sua autoridade no assunto que o seu público alvo procura.
Você precisa conseguir bons rankings para seu website nas pesquisas relacionadas com o seu segmento feitas pelo seu público alvo.
Hoje, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias, então a sua marca tem que estar em várias dessas pesquisas.
SEO é uma diversidade de técnicas e estratégias de otimização para páginas na internet com objetivos de indexação e destaque.
Essas estratégias buscam o alcance do topo dos resultados de pesquisas feitas principalmente no Google ou outros buscadores, ou seja, visam resultados orgânicos (gratuitos) para gerar tráfego para o seu site.
Análise de keywords (palavras chaves), link building e criação de conteúdos para bater os seus concorrentes nas palavras que te interessam mais são componentes fundamentais para alcançar estes objetivos.
Saber responder perguntas como de onde vem seu tráfego, como os visitantes interagem e quantos viram clientes é o fundamento de suas iniciativas.
Segundo dados da Moz, uma empresa especializada em marketing digital e SEO, cerca de 71% das pesquisas resultam em cliques nos links da primeira página, enquanto apenas 5% das pessoas, de fato, clicam em links das segunda e terceira página.
Atualmente é fundamental também estar presente nas redes sociais para que se lembrem de você sempre que precisarem dos serviços de sua especialidade.
Uma das vantagens das redes sociais é que elas são muito mais fáceis e rápidas de configurar.
É seguro dizer que quase metade da população do mundo agora usa redes sociais, 3 bilhões de pessoas, o que significa que você deve aproveitar a popularidade dessas plataformas.
Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e outras redes sociais são grandes vitrines do comportamento humano e fontes inesgotáveis de informação e tendências nos hábitos de consumo dos usuários.
Diante disto, das grandes marcas aos negócios locais e até informais, todos começaram a investir nas redes sociais como uma forma de relacionamento com um mercado potencial tão grande.
Esse é um processo inevitável para os agentes imobiliários, pois afinal, as redes sociais são cada vez mais uma realidade no dia a dia das pessoas.
Podemos dizer que elas são como feiras em escala mundial, com bilhões de pessoas transitando 24 horas por dia, consumindo e compartilhando conteúdo e, ao mesmo tempo, pesquisando todo tipo de imóveis e serviços.
Mas será que todas as redes sociais são importantes para você? E como cada uma delas pode contribuir para o sucesso do seu negócio?
Atualmente, as redes sociais são os canais mais eficientes de contato com os públicos consumidores e com os clientes.
Enquanto o seu site e blog desempenham um papel fundamental na identidade institucional e na formação de uma audiência cativa, nas redes sociais as empresas buscam captar leads qualificados e um público maior com conteúdos mais rápidos.
Um dos principais objetivos das redes sociais é o reconhecimento da sua marca pois as possibilidades de alcance são enormes.
Uma estratégia bem feita de redes sociais (conteúdo atraente e relevante), combinada com uma estratégia de publicidade paga, tem o potencial de atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar a sua visibilidade, levando você a outro nível.
As redes sociais são importantes para a sua estratégia de marketing digital por duas principais razões:
É comum encontrar imobiliárias que investem tempo e dinheiro em redes sociais sem nenhuma preocupação com objetivos ou em medir resultados das suas ações de marketing. Muitos nem percebem que estão falando sozinhos.
Uma forma útil de olhar para um perfil em uma rede social é compará-lo a uma estação de TV.
É preciso ter uma audiência que justifique investimentos. E, para conquistar essa audiência, é preciso ter uma programação interessante que atraia as pessoas certas.
Continuando com a comparação, há estações de alcance global, com canais segmentados para diversos tipos de público, e pequenas redes locais, dirigidas a audiências bastante específicas.
Nas redes sociais, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos seus produtos e serviços, mesmo que ainda não sejam clientes. Talvez sejam apenas admiradores, mas podem influenciar outras pessoas e isso ajuda a formar uma audiência mais segmentada.
Dessa forma, os conteúdos produzidos chegarão às pessoas com uma chance maior de serem vistos e compartilhados se planejados corretamente.
Você também deve se relacionar com comunidades nas redes sociais, interagindo e publicando conteúdos de valor, imagens e informações para sua audiência online.
Crie uma comunicação eficaz e responda comentários e mensagens no Instagram, Facebook e Linkedin, que são as redes principais a serem trabalhadas atualmente por consultores imobiliários.
Escrevemos um guia de redes sociais para imobiliárias, que pode ser acessado clicando no link ao lado.
Aqui está o motor do sucesso das iniciativas de marketing digital para imobiliárias. Mas ele só funciona se os demais itens estiverem bem executados.
Crie campanhas que focam em entregar o imóvel correto para a pessoa certa.
Google e Facebook são as duas maiores potências quando falamos de plataformas de anúncios na internet, mas são duas redes totalmente diferentes entre si quanto ao público, atenção e intenção.
As estratégias precisam ser baseadas em análises com metas de alcance, engajamento e conversão com uso frequente de remarketing e segmentação avançada de públicos.
Antes de começar a criar seus anúncios e comprar tráfego, você precisa definir suas metas, orçamento disponível e KPI’s (Métricas Chaves).
Tudo isso para garantir o melhor retorno de investimento, que é o objetivo principal de suas campanhas de tráfego pago.
Foque sempre em buscar a resposta de quanto está custando o seu lead e até quanto você pode pagar por cada um deles?
Como você vai avaliar seus resultados se você não sabe quanto custa seu lead? Assim não tem como saber se seu investimento está bom ou ruim.
Para mostrar se você está no caminho certo é importante medir indicadores como o CPA (Custo por Ação), ou seja, quanto você está gastando para atrair um interessado, seja ele uma pessoa que deixou os dados em um cadastro ou uma pessoa que enviou alguma mensagem vindo de um anúncio. E isso vale para angariações também.
Imagine que você tenha uma verba de investimento mensal de $1.000 e quer estimar o que vai acontecer no fim dos 30 dias de anúncios. Com o valor do seu serviço, o custo por lead e a taxa de conversão você poderá responder a esta pergunta.
Se quiser saber mais sobre tráfego pago para imobiliárias, temos uma forma muito rápida e barata de fazer anúncios online. Recomendamos também a leitura de nosso artigos sobre tráfego pago para imobiliárias e Google Ads para imobiliárias.
Quando se sabe exatamente o que está acontecendo fica mais fácil tomar decisões. Acompanhe os números que interessam e entre em ação a partir deles. Seguem cinco etapas desse processo essencial em qualquer estratégia de análise de métricas:
1. Planejamento : Quais perguntas precisam ser respondidas? Onde você obterá as respostas? Quais ações serão realizadas quando você souber as respostas?
2. Construção : Depois do planejamento, é necessário fazer as configurações necessárias do seu website ou página de vendas em ferramentas como Google Tag Manager e Google Analytics para fazer os "trackings" necessários.
3. Reporting : Usando ferramentas gratuitas de visualização como Google Data Studio, crie painéis de controles simples e fáceis de entender que entregarão as respostas necessárias às perguntas da fase de planejamento.
4. Previsão : Com os números em mãos, faça previsões confiáveis para planejar melhor ainda.
5. Otimização : Finalmente, compare como os dados reais se diferem dos dados previstos. Se houver distorções no modelo faça as devidas correções e otimizações para melhorar as próximas previsões, chegando a um modelo mais realista.
Casas de Lisboa é uma agência de marketing imobiliário. Ajudamos empresas imobiliárias, proprietários de imóveis e investidores a vender imóveis com nossas estratégias digitais com foco em vendas.
Nosso método de sucesso é baseado em 4 pilares integrados entre si:
A sua presença online deve ser uma de suas prioridades atualmente.
Através do marketing digital oferecemos uma experiência focando nas principais qualidades que seus potenciais clientes podem valorizar em seus imóveis.
Aumentamos sua autoridade online através de geração e distribuição de conteúdos nas principais redes sociais, blogs e portais imobiliários utilizando de maneira precisa e eficaz anúncios no Google, Youtube, Facebook e Instagram.
Criamos páginas de vendas de performance e utilizamos técnicas para que elas estejam na primeira página das buscas nas suas palavras chave principais.
Tudo isso com foco em resultados.
Se quiser conversar mais sobre marketing digital imobiliário entre em contato com um de nossos especialistas.
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