Com a mudança constante no comportamento do público consumidor, as imobiliárias e promotores imobiliários precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes pois os anúncios tradicionais e os eventos de vendas já não têm mais eficácia. Dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer o mercado.
Investir em marketing digital para imobiliárias não é mais um diferencial. Hoje em dia, dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer as condições do mercado.
Porém, não basta ter presença digital. É preciso elaborar estratégias para adequar-se ao novo comportamento do cliente, ampliar o número de visitantes em seus sites e converter essas visitas em leads que se materializam em oportunidades de negócios.
Com a mudança constante no comportamento do público, as imobiliárias precisam adequar suas estratégias para se conectar aos seus clientes. Os anúncios tradicionais já não têm mais eficácia. O cliente é atraído por conteúdos que ele pode acessar a qualquer momento, na palma da mão, por meio de seu celular ou tablet.
A dificuldade em conseguir clientes gera uma série de problemas, podendo chegar até ao fechamento de imobiliárias e é por isso que, para crescer neste segmento, é fundamental garantir a expansão constante de sua carteira de clientes.
A estratégia mais eficaz, rápida e lucrativa atualmente é realizada através de construção de autoridade online amplificada com tráfego pago, utilização de técnicas de SEO e copywriting na produção de seus conteúdos e acompanhamento frequente por email marketing.
Mas como fazer isso…
CALMA, RESPIRE E CONTINUE SUA LEITURA…
Trabalhamos com consultores e imobiliárias há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a compra de um imóvel ou o fecho de uma angariação e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.
Quero inicialmente te fazer duas perguntas essenciais?
Você pensa que estar somente postando nas redes sociais é suficiente para atrair clientes?
Se você tem um site, ele traz clientes com frequência?
Eu já imagino as suas respostas…
Chegou a hora de aprofundar suas estratégias de comunicação e queremos te ajudar nessa jornada.
Trabalhamos com empresas do mercado imobiliário há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de uma imobiliária ou compra de um imóvel e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing imobiliário focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.
Veja abaixo 19 dicas de marketing digital para imobiliárias que você pode adotar imediatamente.
Estratégias de marketing digital permitem ampliar de forma exponencial o universo de pessoas impactadas pela sua imobiliária.
É possível marcar posição junto a um eventual cliente mesmo que ele ainda não tenha o seu desejo de compra consolidado.
A produção de conteúdo relevante, alinhado com as necessidades dos clientes, por exemplo, pode tornar sua empresa uma referência junto ao público, ampliando o alcance de suas ações e facilitando a conversão de prospects em leads e de leads em clientes.
Mas quais os benefícios reais do marketing digital para as imobiliárias?
Os fundamentos do marketing digital não são tão diferentes do marketing tradicional. A principal diferença é que agora você tem a possibilidade de aplicar estratégias que deram certo em um ambiente com muita tecnologia e escala.
O objetivo continua o mesmo, atrair novos clientes, só que agora é possível realizar isso por meio do mundo digital, então, este é o momento para aumentar o número de seus clientes através de estratégias de marketing imobiliário digital para prospects que estão em casa procurando seus serviços neste exato momento.
Atualmente, investir em marketing digital é indispensável para quem trabalha com mercado imobiliário.
Mais do que isso, é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar vendas, atrair e fidelizar clientes, além de te dar a possibilidade de medir todos os resultados e avaliar as estratégias periodicamente.
Em comparação com as mídias tradicionalmente utilizadas pelo mercado imobiliário, como anúncios em jornal e televisão, o marketing digital tem um custo bem menor e ainda garante alguns benefícios que não se pode obter no modelo tradicional.
Um desses ganhos extras é a medição dos resultados de forma clara, já que todas as interações podem ser mensuradas e utilizadas para avaliar se as estratégias estão surtindo o efeito desejado.
A mensuração dos resultados e a avaliação da precisão das estratégias são facilitadas no meio digital a partir de uma série de ferramentas e métricas onde é possível medir o sucesso de cada anúncio ou de cada conteúdo produzido.
Então, acompanhe os seus números.
Um site deve ser o principal canal de sua estratégia de marketing digital.
É principalmente por meio dele que seu público vai encontrar você e conhecer os detalhes de sua carteira de imóveis e oportunidades. Por isso, é importante investir e cuidar bem dele.
Não basta simplesmente colocar um site no ar. Ele precisa estar atualizado, funcional e ser intuitivo, facilitando a conversão de visitantes em leads.
É a partir do site que toda a sua estratégia digital vai acontecer. Funciona com um ponto de partida e de chegada para as demais ações.
Algumas características são importantes em um site para que ele cumpra a função de impulsionar os negócios e as estratégias de marketing digital para imobiliárias.
Quando realizam pesquisas por imóveis, os clientes buscam agilidade e um site com carregamento demorado não oferece uma boa experiência ao usuário, que tende a desistir de acessá-lo e reiniciar a busca em outro site, aproveitando a forte concorrência do mercado.
O Google também costuma penalizar sites com carregamento lento.
Um bom design é importante, mas a facilidade de navegar é essencial para a experiência de seus visitantes. Navegação intuitiva e filtros de pesquisa, por exemplo, fazem uma grande diferença. Quanto melhor for a experiência do visitante, maiores serão as chances de sua conversão em leads.
Lembre-se sempre de que há centenas de sites imobiliários e portais concorrentes que podem ser acessados com um clique.
A simples presença digital não é mais garantia de diferenciação no mercado imobiliário.
Não basta ter um site e alimentar perfis em redes sociais se não houver um planejamento que transforme essas ferramentas em geradores de novos negócios.
Sites são ativos digitais indispensáveis para o compartilhamento de informações, construção de autoridade e mecanismo de diferenciação em mercados com muita competição.
O seu endereço virtual é tão importante quanto o seu endereço físico pois é lá que os interessados vão te localizar, conhecer seus imóveis, entender seus serviços e a partir daí se tornarem clientes.
Site profissionais para imobiliárias têm a missão de receber um futuro cliente, encantá-lo e gerar a conversão (agendamento de visitas ou reunião). Ele deve ser utilizado como uma extensão das suas ações para obter clientes. Essa ferramenta deve agregar valor ao seu trabalho e entregar conteúdos relevantes como textos, artigos e vídeos.
Atenção especial com a versão mobile do seu site, pois 70% das pesquisas atualmente são feitas por celulares.
Websites não só ajudam as imobiliárias a promoverem seus serviços e imóveis, mas também permitem que eles se diferenciem de seus concorrentes, especialmente para interessados que dependem muito da Internet para obter referências de seu trabalho.
Então, definitivamente você vai precisar de um website profissional, atraente e que diferencie os seus serviços.
30% dos usuários da internet desconsideram empresas que não tem website
Uma pesquisa das Páginas Amarelas americana constatou que, em média, os consumidores usam aproximadamente três fontes de informações antes de tomar uma decisão e 30% dessas pessoas tiram automaticamente um negócio da consideração se ele não tiver um website.
Se você não possui um website, você está em grande desvantagem com relação aos seus concorrentes, especialmente se eles estiverem efetivamente fazendo marketing digital de forma eficaz.
Os consumidores esperam que as empresas tenham presença online (incluindo um website) e consideram uma empresa que não possui website como menos profissional.
Há uma grande razão pela qual muitas empresas investem em websites com otimização de performance…
97% das pessoas acessam a internet para encontrar uma empresa local e 93% das experiências online começam com um mecanismo de busca como o Google.
Hoje, os clientes estão constantemente pesquisando em computadores, tablets e smartphones e ter um website permite que eles encontrem sua empresa e aprendam sobre seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar.
No competitivo ambiente de pesquisa online de hoje, o conteúdo é essencial e o Google está sempre reformulando seus algoritmos para atender melhor às pesquisas dos usuários, recompensando os conteúdos que fornecem aos visitantes informações úteis e uma boa experiência do usuário.
75% dos consumidores fazem julgamentos da credibilidade baseados em websites
Não ter um site profissional para advogado faz com que as pessoas confiem menos em você. De fato, em 2018, 75% das pessoas admitem fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site.
As pessoas são mais propensas a fazer negócios com uma empresa em que confiam e um website é o primeiro lugar para verificar suas credenciais.
Você pode criar uma presença para sua empresa nas redes sociais, mas está restrito às plataformas em termos de design, processo e tecnologia.
Para ter credibilidade e atrair novos clientes, um website então faz muita diferença.
Os principais benefícios para você ter um site são:
Um dos grandes desafios aqui é construir sites atrativos que gerem conversões, então é importante criar um website com conteúdo relevante com curiosidades, análises e dicas para que você passe a ser visto como uma autoridade na sua área.
Porém nada adianta ter um site com conteúdo de valor e lindo, se ele não conseguir ser encontrado pelo Google. Para solucionar esse problema, o marketing imobiliário precisa utilizar os anúncios online e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em suas estratégias.
Leia aqui tambem sobre técnicas para atrair visitantes para o website de sua imobiliária e como fechar vendas através de websites imobiliários.
Esteja presente em outras frentes, além do seu site e das redes sociais. Por isso, é sempre relevante investir em anúncios nos portais imobiliários.
Essas plataformas costumam ter uma grande audiência, já que quem está em busca de um imóvel amplia sua pesquisa o máximo possível inicialmente.
É muito importante investir em bons anúncios e para se destacar produza boas fotos, com qualidade e capriche na descrição dos imóveis.
Evite a poluição visual do anúncio com marcas d’água muito grandes ou que se destaquem mais que a imagem propriamente dita.
Um detalhe importantíssimo, mas que muitas imobiliárias deixam passar na hora de criar um anúncio é a foto de capa, muitas vezes por pressa ou falta de atenção, eles acabam deixando por exemplo, a foto de um wc como foto principal, quando no portfólio existe, por exemplo, fotos do imóvel com vista para o mar ou uma linda piscina, que poderia ser um apelo de compra maior para o cliente que está pesquisando imóvel na internet e que viu apenas a imagem de capa.
Hoje já existem portais imobiliários que, para evitar a poluição visual de seus anúncios, não aceitam marca d’água nas imagens. Se por um lado, alguns se lamentam por medo de perder suas captações, quem investe nesse tipo de mídia “clean” tem recebido em troca leads muito mais qualificados, clientes que visualizaram de forma mais proveitosa as imagens, que já tiraram todas as dúvidas possíveis na fase de visualização do anúncio e com uma boa descrição do imóvel. O resultado disso é um lead mais qualificado, direcionado e com um nível de interesse real no imóvel anunciado.
É uma tendência sem volta anunciar imóveis com vídeo. Acessíveis e com produção cada vez mais facilitada, os vídeos, armazenados em plataformas como o YouTube, são extremamente eficazes.
Não há necessidade de realizar grandes produções, embora não se deva descuidar da qualidade.
Atualmente, há uma infinidade de aplicativos e ferramentas para edição que permitem manter uma qualidade superior e ter grande impacto junto ao público.
Os vídeos online acabam sendo uma boa saída para quem quer marcar a presença da sua marca sem, com isso, precisar pensar em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização. Na verdade, os grandes distribuidores de audiovisual na internet (Youtube e Vimeo) já fizeram todo esse trabalho para você. Só é preciso fazer o upload e focar na distribuição.
Vale lembrar que essas plataformas possuem integração com as principais redes sociais. Ou seja, elas permitem que esses vídeos não apenas sejam vistos, mas também compartilhados para cada vez mais pessoas.
O vídeo marketing é uma estratégia que consiste no uso de conteúdos de audiovisual para atrair, converter e reter clientes. As possibilidades são várias: o vídeo pode servir para apresentar a empresa, mostrar um imóvel, ensinar sobre o seu mercado de atuação e muito mais.
Vídeos são conteúdos engajadores pelo apelo visual que possuem. Uma boa estratégia de vídeo serve também para melhorar seu SEO, fazer seu público alvo converter mais e, é claro, vender mais.
Os consumidores têm o hábito de pesquisar na internet. Para sanar dúvidas, eles leem artigos, ouvem podcasts e assistem a vídeos, um dos seus tipos de conteúdo preferidos, que representa 80% do tráfego online.
Nesse contexto, muitas empresas investem em ações de marketing no YouTube para otimizar seus resultados.
A qualidade do seu conteúdo é o que vai atrair e manter o cliente por mais tempo no seu site.
Através do conteúdo, sua empresa consegue atrair visitantes qualificados para transformá-los em oportunidades de negócio.
Uma frase repetida à exaustão pelos profissionais de marketing digital é que o “o conteúdo é rei”.
Ela se refere à capacidade que a geração de conteúdos relevantes para um determinado público tem de atrair novos clientes.
Invista sempre em temas de interesse do seu cliente, que sejam atrativos e devidamente otimizados para SEO.
Inbound Marketing ou marketing de conteúdo é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter potenciais clientes usando conteúdo relevante.
Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
É o marketing de atração onde são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado.
Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre sua empresa, transformá-la em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.
O marketing de conteúdo se consolidou como uma estratégia bem sucedida para abrir novos mercados, aumentar vendas e fidelizar clientes. Trata-se de um processo que vai, dia a dia, consolidando sua marca, reforçando sua relevância no mercado e cultivando a relação entre você e seu público.
A partir do momento em que sua imobiliária passa a ser reconhecida como uma autoridade em seu mercado, justamente pela qualidade e relevância do conteúdo que oferece, vão se consolidando as oportunidades de geração de leads para depois virarem clientes.
Para chegar a esse ponto, porém, é preciso seguir uma estratégia planejada, que pode ser dividida em alguns passos. O primeiro deles é estabelecer objetivos, determinar qual resultado a imobiliária vai perseguir e em quanto tempo pretende alcançá-lo.
O sucesso de sua estratégia vai depender do nível de conhecimento que você tem sobre seu cliente, pois o marketing de conteúdo depende da definição do perfil que se deseja atingir. Isso é importante para determinar o que se produzirá, com que objetivo e por meio de quais canais será divulgado.
A definição dos canais que serão utilizados para chegar ao seu cliente é essencial.
Blogs, redes sociais, plataformas de fotos e vídeos, enfim, tudo pode ser utilizado de forma sincronizada para gerar interesse nos seus visitantes e referenciar sua marca não apenas junto aos clientes, mas no mercado imobiliário de forma geral.
Por fim, essencial também em sua estratégia de marketing de conteúdo é medir a efetividade de suas ações.
Assim, você deve definir as métricas que servirão para avaliar o sucesso ou não de suas iniciativas e, se for o caso, inserir alguma mudança de rota.
O importante é pensar de forma estratégica, estabelecendo objetivos e elaborando ações para atingi-los.
No marketing de conteúdo a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads e sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.
Por esse motivo a primeira etapa do Marketing é “atrair”.
A genialidade dessa etapa é simples. Ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre você, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção e assim atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessam no assunto.
O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente comprar.
Confira o artigo que escrevemos sobre marketing de conteúdo no imobiliário.
Converter visitantes em leads, oportunidades de negócio, é um dos objetivos de qualquer estratégia de marketing digital.
Cuidado para não desviar desse foco.
Produza conteúdos atrativos, surpreendentes, mas tenha essa meta sempre em mente.
Conteúdos acompanhados de vídeos ou fotos têm uma capacidade muito maior de retenção e engajamento. Eles têm um apelo emocional, influenciando a forma como as pessoas percebem o seu conteúdo.
O chamado “mobile first” deve sempre estar presente em suas estratégias. Não pense em um conteúdo ou ação sem avaliar como será o seu desempenho em dispositivos móveis.
Mesmo vivendo com o celular nas mãos, a maioria das pessoas não é tão amigável ao receber ligações, consideradas invasivas por muitos. A preferência é por mensagens, que podem chegar por WhatsApp ou sms, por exemplo.
Cada desdobramento de suas ações de marketing digital deve servir de guia para os seus próximos passos. Existem diversas formas de acompanhar o desempenho de suas estratégias, e compreender o quê e o porquê desses resultados é muito importante para aprimorar seu trabalho.
Quando um visitante amadurece a ideia de fechar um negócio com você, precisa ter facilidade para falar. Não cometa o erro de limitar o contato a um formulário escondido em algum canto do site. Deixe seu email, telefone e links para suas redes sociais bem visíveis.
Nada mais frustrante para o cliente do que encontrar o anúncio de um excelente imóvel, contatar a imobiliária e descobrir que aquelas informações estão desatualizadas ou a casa já não está mais disponível. Revise permanentemente seus conteúdos para não gerar essa decepção em seus visitantes.
Marketing de conteúdo, SEO, funil de vendas…
Esses termos podem até parecer distantes da sua realidade, em que ainda há profissionais que privilegiam os negócios à moda antiga, que têm no telefone seu grande aliado na relação com o cliente.
Mas, na verdade, o setor imobiliário não ficou imune ao avanço acelerado da tecnologia e uma série de inovações já se integraram à rotina do ramo de imóveis.
Hoje, já é possível, por exemplo, conhecer imóveis por meio da realidade virtual, em 3D, ou seja, já não é preciso visitar os imóveis fisicamente para avaliar se eles atendem às suas necessidades.
Também já é possível visitar casas por meio de vídeos em 360 graus, obtendo uma ideia fidedigna de como o imóvel se encontra.
As mais modernas tecnologias, técnicas e abordagens vêm revolucionando o mercado de imóveis e a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e não há indícios de que essa revolução tecnológica esteja próxima do fim, e sim de que este setor rapidamente vai se adaptando à nova realidade.
O marketing digital imobiliário vem se expandindo e mantendo a concorrência em um nível elevado.
O avanço acelerado que as novas tecnologias têm imposto ao mercado de imóveis exige foco e estratégia para se destacar. Por isso, é preciso pensar grande e focar no planejamento para obter sucesso com o marketing digital.
A cada ano que passa, fica mais tênue a diferença entre o real e o virtual, entre o offline e o online. Não se diz mais “entrar na internet”, pois a internet já está em praticamente todos os lugares.
A maior ferramenta de busca da internet pode ser um canhão em sua estratégia de marketing digital, seja pela pesquisa orgânica, aquela projetada pela qualidade e relevância do conteúdo produzido, seja pelo uso de anúncios pagos, sua presença na primeira página de buscas, que é uma conquista importante para destacar sua marca.
Para você entender a magnitude das plataformas de redes sociais, o Facebook divulgou as seguintes informações, em Fevereiro de 2019:
São mais de 2,7 bilhões de usuários ativos no mundo, isso quer dizer que mais de 30% da população mundial está utilizando o Facebook.
Ao lado do Google, as duas plataformas somam mais de 70% do mercado de publicidade digital.
O Facebook também é dona do Instagram, que possui uma grande base de usuários. Atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos e a expectativa é que a quantidade de usuários do Instagram passe o Facebook em 2022. São números exorbitantes.
Então, ficar fora das redes sociais não é uma opção para imobiliárias que estejam investindo em marketing digital.
É preciso planejar e executar uma estratégia voltada para redes sociais para que você interaja com seu público alvo e envie tráfego para seu site.
Escolha as redes sociais mais indicadas para sua especialidade, pois não é necessário estar em todas as mídias. Elas serão aliadas na comunicação com seu público e servem para fortalecer a autoridade, credibilidade e reconhecimento junto ao seu público alvo.
É muito útil também contar com uma consultoria de uma agência de marketing digital imobiliário no planejamento e execução dessa etapa pois é preciso ter cuidado com relação ao que será divulgado.
Já escrevemos um artigo sobre redes sociais para imobiliárias e como imobiliárias devem usar o botão promover no Instragram que podem ser acessados clicando nos links ao lado.
Um blog está vinculado a uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao contrário do que pode parecer, usar o blog como uma ferramenta de marketing não é apenas publicar no seu site textos aleatórios.
Um blog bem feito produz conteúdo de qualidade baseado no seu público alvo e nas etapas do processo de compra em que ele ocasionalmente pode estar.
Ter um blog não se trata apenas de trabalhar e orientar o usuário na jornada de compra, mas também se trata de criar relacionamento e identificação com seu público, até porque lá você pode abordar temas menos engessados, que no site você normalmente não poderia abordar.
O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa ou pessoa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, consequentemente, vender mais.
Nos dias de hoje, a tendência de produzir conteúdo relevante para o seu público alvo é fundamental para converter em vendas, fidelizar o consumo e a ampliar o alcance da sua marca.
Ao escrever um artigo você demonstra conhecimento, o que gera autoridade para o seu negócio e o ajuda a vender mais. Se você tem um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, isso demonstra que entende do assunto. É uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala.
E uma das maneiras mais eficazes de fidelizar o seu cliente é através do conteúdo criado em blogs. Mas não se trata de qualquer conteúdo ou de um texto enorme, cansativo e sem atrativo. Falamos aqui de coisas que prendem a atenção, geram interesse e estimulam a compra.
Ao mesmo tempo em que a produção de conteúdo se tornou vital para o sucesso de um negócio, percebemos que existem muitas pessoas que acham que qualquer coisa postada já está excelente.
Esse é um erro fatal. Destacar-se no meio de tantas opções dentro do seu segmento é uma tarefa que exige pessoas capacitadas para isso.
Muitas vezes é preciso transferir esse trabalho para profissionais que dominem as técnicas de SEO e escrita persuasiva. Com isso, você terá o melhor conteúdo otimizado entre os seus concorrentes.
Ao publicar conteúdos em um blog, sua empresa tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site comum. Isso também aumenta a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, o que melhora o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas.
Educar o público também é um dos principais benefícios de ter um blog. Com ele você consegue mostrar a importância do seu produto ou serviço para o seu público alvo sem, necessariamente, vender diretamente. Para isso, você pode abordar temas relativos ao seu segmento de atuação e que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece.
Outra vantagem de um blog é que ainda que você resolva abandonar o processo de geração de conteúdos, o seu website vai continuar gerando resultados. É o oposto do que acontece quando se deixa de investir em anúncios patrocinados online, por exemplo, o blog segue no ar, mantendo links de indicação e a autoridade das páginas no Google. Em outras palavras, você continuará recebendo tráfego de forma gratuita por muito tempo.
Todos os meses cerca de 100 bilhões de buscas são feitas no Google.
Cada busca é resultante de um problema em que o usuário em questão quer resolver e é nesse momento que seu negócio pode fazer a perfeita intersecção com essas buscas.
Já mencionamos a importância do SEO (Search Engine Optimization) para o Google, mas vale a pena ressaltar a importância e a diferença que ele faz no marketing digital imobiliário.
Segundo dados da Moz, uma empresa especializada em SEO, cerca de 71% das pesquisas resultam em cliques nos links da primeira página, enquanto apenas 5% das pessoas, de fato, clicam em links das segunda e terceira página.
Quando falamos de SEO, o objetivo é colocar seu site em um local visível para todos que fazem pesquisas relacionadas ao seu nicho encontrem você. Quem conhece um pouco dos mecanismos de busca sabe que, quando falamos de local visível, nos referimos as páginas de resultados ou, mais precisamente, à primeira página do Google.
Os motores de busca prezam sempre em exibir o melhor para o usuário pensando em SEO.
Isto é justamente o que temos que visar: oferecer a melhor solução possível para o problema que motivou a pesquisa no mecanismo de busca.
O Google utiliza vários critérios para determinar se uma URL é ou não digna de estar na primeira página de resultados e um bom trabalho de SEO deve levar em consideração esses critérios.
Ter um blog com conteúdo interessante e não estar nos mecanismos de busca é o mesmo que ter uma ótima loja em uma rua pouquíssimo movimentada.
O marketing imobiliário deve utilizar palavras de nicho específicas em seus conteúdos para tornar a pesquisa do usuário mais rápida e fácil de ser encontrada. Este é o ponto principal de otimização para os mecanismos de busca, em especial, o Google.
Os usuários da Internet pesquisam por termos e palavras para encontrar o que desejam, então, é de fundamental importância, pesquisar termos relacionados ao nicho e a especialidade e verificar a concorrência e a relevância deles.
Para iniciar sua estratégia de SEO, você deve primeiro definir como estão seus rankings no Google, saber quais são as palavras chave que já trazem tráfego ao seu site além de definir suas palavras chave semente (seed keywords).
Palavras chave semente são as palavras chave iniciais, que descrevem o seu nicho. São curtas, geralmente uma ou duas palavras, e costumam ser simples. É uma base, um ponto de partida, portanto identificá-los não pode ser uma grande dificuldade para você. "Comprar apartamento em Lisboa" por exemplo.
Pense nas palavras que melhor descrevem o seu serviço, palavras chave que você acha que os clientes poderiam usar para pesquisar sobre o serviço que você oferece nos mecanismos de pesquisa.
Depois de decidir sobre as palavras chave semente, identifique as suas palavras chave que já geram tráfego para seu site no Google Search Console, que é uma ferramenta gratuita criada pelo próprio Google para ajudar você a monitorar, manter e solucionar problemas do seu site nos resultados da Pesquisa do Google.
Depois que você tiver a lista de palavras chave semente e conhecer seus rankings atuais, você precisa aprender a gerar novas ideias de palavras chave, filtrá-las de acordo com várias métricas de SEO e deixar apenas aquelas que tenham maior potencial de melhorar o ranking de seu website no Google.
Seus clientes em potencial quando estão procurando por um serviço recorrem aos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google. Eles digitam um termo de pesquisa e precisam encontrar seu site nos resultados.
Em outras palavras, o seu conteúdo tem de ser otimizado e relevante para que o Google o coloque na primeira página.
Tenha atenção especial às URLs. É fundamental nomear as URLs do seu site seguindo uma lógica de navegação para que a indexação não seja prejudicada e os robôs dos buscadores consigam ler o seu site.
Por exemplo: Evite utilizar URL como https://www.dominio/index.php?/oftalmo/cat=2258/prod=5984 e procure usar uma URL como: https://www.dominio.com/compra/cascais.
Para saber mais sobre este assunto caso tenha interesse, temos um excelente artigo sobre SEO para imobiliárias.
Anúncios na internet permitem uma segmentação bastante específica do público que se deseja atingir, o que lhe permite ser na maioria das vezes bem assertivo.
Você pode pagar para posicionar seu site em posições de destaque da primeira página da pesquisa para as palavras chaves que você escolher.
Essa técnica é a mais rápida para atrair clientes, pois eles já estão procurando pelo tipo de serviço que você oferece.
Um bom posicionamento no Google na busca orgânica também fará toda a diferença, mas é uma estratégia mais lenta.
Pesquisas apontam que os usuários da internet pesquisam até a segunda página no Google. Se seu site não está nessas duas páginas da pesquisa, ele não será visto pelo seu público alvo.
Um dos fatores viáveis de mostrar o valor de comprar palavras chave no Google Ads para aparecer como link patrocinado na pesquisa do usuário é mostrar um anúncio que leva para seu site e que tenha um conteúdo relevante, que fale daquilo que usuário está buscando.
Essa resposta para o usuário será o conteúdo em que ele clicará no anúncio, por isso é importante a compra das palavras chave corretas.
Além disso, os textos dos anúncios devem estar alinhados com o conteúdo do site de destino.
Você também pode fazer anúncios em banners na rede de display do Google e selecionar alguns canais, sites ou blogs por segmento, remarketing ou tipo de conteúdo do site para anunciar por lá e gerar visitas a partir desse banner.
Uma das vantagens de usar anúncios pagos em sua estratégia de marketing de conteúdo é atrair visitantes para seu site, blog ou Landing Page de forma imediata, usando como “faísca” um gatilho rápido de gerar trafego de acordo as pesquisas do usuário.
O Google Ads é um sistema de publicidade que ajuda o site a aumentar o seu tráfego, pois coloca você imediatamente na frente das pesquisas. Os primeiros resultados de uma pesquisa normalmente são anúncios de empresas que pagaram para estar lá, acima de todos os concorrentes.
Todos os dias pessoas procuram por palavras chaves ligadas à diversas especialidade, “comprar T2 no Porto” por exemplo e anunciando no Google você tem a opção de pagar apenas se o visitante clicar no seu anúncio, o que torna seu investimento mais eficiente.
Antes de começar a criar seus anúncios e comprar tráfego, você precisa definir suas metas, orçamento disponível e KPI’s (Métricas Chaves). Tudo isso para garantir o melhor retorno de investimento, que é o objetivo principal de suas campanhas de tráfego pago.
Foque sempre em buscar a resposta de quanto está custando o seu lead e até quanto você pode pagar por cada um deles?
Para mostrar se você está no caminho certo é importante medir indicadores como o CPA (Custo por Ação), ou seja, quanto você está gastando para atrair um interessado, seja ele uma pessoa que deixou os dados em um cadastro ou uma pessoa que enviou alguma mensagem vindo de um anúncio.
Quando você iniciar sua campanha e perceber que seu custo por lead está maior que o previsto, você precisa fazer alterações para que o custo abaixe e você atinja os resultados estimados.
Se quiser aprofundar neste assunto, recomendamos a leitura de nossos artigos sobre Google Ads para imobiliárias e tráfego pago para imobiliárias.
O mercado imobiliário tem características muito específicas em comparação com ecommerces, SaaS e outras vertentes.
Quando o assunto é estratégia de marketing digital, antes de pensar em ferramentas populares e ações que funcionam para outros negócios, é importante entender as peculiaridades da sua área de atuação.
Este é o primeiro passo na hora de pensar em marketing digital imobiliário e ferramentas de automação para imobiliárias e construtoras.
Comprar uma casa ou apartamento é bem diferente de comprar sapatos ou mesmo um carro.
Então, por que é tão comum encontrar quem queira aplicar estratégias que funcionaram em negócios de tamanhos e áreas completamente diversas?
Se o alto valor da compra, a complexidade deste tipo de venda e o fato de que a maioria das pessoas que compram um imóvel fazem isso poucas vezes (ou uma única vez) ao longo da vida são os desafios do seu negócio, como o marketing digital pode ajudar a vencê-los?
Estar onde o consumidor está para aumentar a venda de imóveis e, consequentemente o lucro, é o objetivo de corretores e imobiliárias.
Usar tecnologia para fazer com que os leads imobiliários avancem no processo de busca e aumento de interesse sem necessariamente depender de um agente apoiando cada passo é um dos principais ganhos da automação de marketing para imobiliárias.
Usar softwares especializados para tornar automáticas as tarefas mais “braçais” permite que o consultor imobiliário possa ter tempo para focar no planejamento, nas estratégias e no fechamento de vendas, mas para colher os resultados esperados e ter ações mais eficazes, é preciso ir além de modelos prontos de comunicação por email e ações em redes sociais.
É preciso identificar quais processos podem ser automatizados.
A automação permite a coleta de dados do lead, informação esta que ajuda a entender e agir de forma personalizada, além de escalável, no momento certo com cada um deles, independente da etapa de compra em que ele está.
O peso da decisão de aquisição de um imóvel faz com que os ciclos de compra no mercado imobiliário sejam mais longos, e por isso a construção de relacionamentos de confiança, com mais tempo de duração fazem tanta diferença na hora de assinar um contrato.
Identificar o momento em que cada lead está, entender e atender os interesses de cada um oferecendo informações e benefícios reais é a principal entrega do uso do marketing digital no mercado imobiliário.
Ele permite que você conheça e faça a gestão da linha do tempo de cada lead no relacionamento com a imobiliária e gere leads qualificados para vendas.
Isso diminui o custo de aquisição de clientes, o desperdício de energia e dinheiro, melhora a satisfação e retenção além de resultar no aumento das vendas que, neste caso, são mais complexas.
Qualificar leads e clientes, entender qual o imóvel ideal para cada oportunidade, organizar visitas, negociar valores, aprovar o financiamento, essas são apenas algumas tarefas de uma enorme lista de necessidades presentes no processo de compra de um imóvel.
Mesmo que algumas dessas etapas demandem decisões individuais entre corretor e comprador, a estratégia de inbound facilita a venda, uma vez que já há uma relação previamente estabelecida, que prepara melhor os leads para o momento da abordagem comercial.
A nutrição é um dos processos que permite que o consumidor potencial, que ainda não tem certeza do que quer, ou que está lidando com questões de orçamento e prioridades, possa buscar informações que o ajudem a entender melhor como lidar e resolver o problema dele. Ou seja, mesmo que ele esteja no início da jornada de compra imobiliária, o relacionamento é valioso.
Às vezes, o que falta é a imobiliária fornecer as informações certas para educar o consumidor potencial e, assim, gerar demanda. Em outras ocasiões, o corretor precisa lidar com o tempo da decisão se mantendo por perto, sendo útil, até que o momento da compra chegue. A entrega automatizada de conteúdo, para um público segmentado e de acordo com o momento de cada lead, permite a construção e manutenção desses relacionamentos de forma menos custosa, mais escalável e que faça sentido, sem incomodar os possíveis compradores.
Não adianta oferecer uma lista de apartamentos de três quartos para um homem, solteiro, na faixa dos 30 anos e que gostaria de um loft bem localizado, ou que ainda nem sabe ao certo o que está procurando.
Ferramentas permitem que você acompanhe o que seus leads têm visualizado, no que clicam, com que conteúdos interagem. Assim é possível identificar a etapa da jornada, os interesses e as características, para entregar conteúdo adequado e incentivar ações que o conduzam para as etapas seguintes.
Analisar as informações de comportamento e combiná-las com dados de perfil, permite segmentar seus consumidores e ser mais eficiente em cada abordagem, entrega de conteúdo e outras ações que eliminem objeções e esclareçam dúvidas que possivelmente estavam segurando a venda.
Criar jornadas de nutrição que os leads, que estão em diferentes momentos, devem seguir pode dar trabalho, mas uma vez ajustados esses processos, grande parte da geração de oportunidades de vendas passa a ser feita de maneira automática. Isso diminui esforços mais manuais de Marketing e da dedicação excessiva da equipe imobiliária.
O custo da aquisição também está ligado ao tempo de venda, mas com o trabalho de nutrição e preparação dos leads sendo feito automaticamente pelo sistema, o corretor de imóveis consegue focar a energia nas oportunidades reais de negócio e diminuir o CAC.
Isso aumenta a produtividade e, consequentemente, exige menos tempo de argumentação para ajudar o lead nas tomadas de decisões. Assim, sobra mais tempo para concentrar nas etapas finais do processo, garantindo taxas de fechamento mais altas em ciclos cada vez menores.
Para que a gestão de todas as informações obtidas, desde a captação até a identificação das oportunidades, seja melhorada, o uso de estratégias de CRM conectadas a outros processos de automação pode otimizar muito suas rotinas.
Por meio de ações simples, como a criação de um pipeline de vendas é possível parar de limitar a capacidade de atendimento dos clientes potenciais. Mesmo que eles estejam nas mais diferentes etapas, é possível dar a atenção e argumentos que cada um deles demanda. Além disso, uma boa gestão garante agilidade para encontrar informações e otimiza o seu tempo, promovendo um atendimento com mais qualidade ao seu cliente.
O pós-venda é tão importante quanto fechar negócios. Deixar os clientes mais satisfeitos incentiva o marketing boca a boca para as imobiliárias e corretores, que fizeram parte de um processo de venda de sucesso.
Clientes bem informados, satisfeitos com o negócio realizado e que tiveram boas experiências, tendem a se tornar clientes fiéis. Se você tem os dados e a ferramenta certa para segmentar e personalizar entregas, além de gerir relacionamentos, a satisfação e retenção de clientes serão consequências naturais.
Sabendo que a internet é a principal fonte de informação da maioria dos clientes, definitivamente o marketing digital no mercado imobiliário é uma estratégia poderosa. Ela permite entender melhor os leads, identificar a maturidade deles e executar as ações específicas para fazê-los avançar no processo de compra de imóveis, além de ajudar no relacionamento com quem já é cliente.
Mas de nada adianta essa linda teoria se na prática você não conseguir executar as ações necessárias. A automação só funciona se você conhecer o seu público, se encaminhar conteúdo realmente relevante e de valor, campanhas e promoções que façam sentido para cada destinatário, o que se consegue com o marketing digital. Afinal, seus leads são inundados com emails, anúncios e informações todos os dias e está cada vez mais difícil capturar a atenção das pessoas.
A resposta para este problema está nos dados. Ganhar um reforço com automação de tarefas ajuda, mas analisar as informações de comportamento e resultados que o marketing digital oferece, permite mensurar o que está funcionando e com quem.
Com automação e marketing digital muitas informações podem ser coletadas e unidas à segmentação e personalização das suas ações. Isso garante um contato cada vez mais próximo e relacionamentos que se diferenciam dos outros. Aproveite os recursos disponíveis para aumentar suas chances de se destacar no mercado imobiliário.
Muito além de grandes quantidades de leads atraídos, cada vez mais, a qualidade dos relacionamentos que você constrói com potenciais clientes ganha valor.
Esperamos ter trazidos insights importantes para que você possa potencializar seus resultados.
Somos uma agência de marketing digital imobiliário e criamos estratégias digitais otimizadas para atrair clientes online.
O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona não está apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta até a contratação e que nos permite desenvolver estratégias capazes de aumentar o número de visitantes do seu site com trafego orgânico e trafego pago.
Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing imobiliário agende uma conversa com um de nossos especialistas.
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